A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PODE SER UMA ALIADA DO RH?
Pode parecer ser um assunto inovador, mas, na verdade, a inteligência artificial já faz parte do nosso cotidiano. Não precisamos ir muito longe para provarmos isso. Muitas vezes para fugir do trânsito caótico, usamos aplicativos de mobilidade urbana para este fim. Aplicativos estes que já utilizam dessa inteligência artificial, para nos ajudar a encontrar uma rota sem congestionamentos. Também, as famosas redes sociais, com seus algoritmos que sabem tudo de nossa vida. Impressionante, não é mesmo?
Não é de hoje que estamos cercados de dispositivos tecnológicos. A inteligência artificial já é uma realidade. A tendência é isso aumentar a cada dia.
Inclusive, muitos setores empresariais já utilizam mecanismos digitais para otimizar o tempo. Ou seja, não é diferente no setor de recursos humanos (RH).
Porém, surgem dúvidas que pairam nas mentes dos empresários. Será que a inteligência artificial trará benefícios para minha empresa? Posso usá-la no meu RH? Não vou ter prejuízo?
É fato que a utilização da inteligência artificial traz ganho de produtividade, agilizando procedimentos e otimizando serviços. O conhecimento proporcionado pela inteligência artificial já faz parte da rotina da sociedade, permitindo melhoramentos nas estruturas das empresas.
Um bom exemplo, onde, muitas empresas já migraram através da assistência da inteligência artificial no setor de RH foi o recrutamento e seleção de candidatos. Com base na inteligência artificial, há possibilidade de criar métricas para processamento de informações, gerando modelos padronizados para a escolha do futuro colaborador para a empresa.
Seguindo dessa tendência, temos sistemas modernos que vêm conectando as rotinas e procedimentos do RH, permitindo a automação de processos, sendo praticamente um processo intuitivo.
Isto posto, a inteligência artificial vem se mostrando cada vez mais útil para as empresas. A busca por melhorias, celeridade na produção, presteza no atendimento, eficácia na entrega do produto ou serviço solicitado. São fatores determinantes na gestão de uma empresa, e, através da inteligência artificial beneficiarão nas tomadas de decisões.
Assim, seguindo essa lógica, não se descarta a possibilidade de um futuro próximo, os profissionais de RH, utilizando mecanismos de inteligência artificial, possam criar programas de carreira, permitindo uma variedade muito maior de probabilidades para as empresas. Logo, poderá as empresas definir apenas o que procura, e com base nesses algoritmos criados, permitirá ao RH comercializar como uma vitrine esses produtos.
E aí, já pensou nisso? Com base no avanço tecnológico dos dias atuais, muito provavelmente essas situações poderão estar em breve no nosso cotidiano. Preparado?
WhatsApp: 47 98861-3720
Site desenvolvido pelo Grupo KOP com todos os direitos reservados para a Regência Contabilidade.